0

Photoshop

Posted by Pedro Abreu on sábado, março 14, 2009 in ,
Adobe Photoshop é um software de edição de imagem desenvolvido pela Adobe Systems. Desenvolvimento, esse, iniciado pelos irmãos Thomas e John Knoll em 1987, destinando o programa como ferramenta de manipulação de imagens obtidas através de digitalizadores.
Photoshop é, hoje, líder no mercado dos editores de imagens profissional e uma ferramenta essencial para fotógrafos, tipografias, reprografias, etc.
Este software vai, já, na sua 20ª versão desde o primeiro lançamento em Outubro de 1988, sendo a 1ª versão, o 0.63, para o sistema operativo MAC. A última versão, a CS4 Extended (11.0), foi lançada em 23 de Setembro de 2008.
Além de todas as suas funções, o Photoshop destaca-se da concorrência devido ao formato padrão da Adobe para documentos do programa. A grande vantagem deste formato é manter todas as camadas dum projecto, podendo ser reeditados mais tarde. Estas camadas podem ser comparadas às folhas de acetato, que são completamente transparentes. Se colocarmos vários acetatos, sobrepostos com algumas diferenças entre eles, por cima de uma fotografia, vemos que todas as alterações foram feitas sem prejuízo da fotografia e temos sempre a possibilidade de mudar alguma coisa num dos acetatos. O Photoshop guarda com os seus projectos, no formato PSD, cada um dos “acetatos”, coisa que em mais nenhum software de edição de imagem é possível.
Hoje em dia o Photoshop é usado para todo o tipo de manipulação de imagens e fotografias. Podem-se fazer pequenos retoques, remover olhos vermelhos, reconstrução ou restauração de fotos antigas, alterações de imagens e recentemente surgiu uma nova tendência: tuning virtual. Esta consiste em alterar e desenhar carros, publicando-os na internet. Apesar do crescendo desta “arte”, os carros alterados digitalmente já existem há muito tempo nas revistas de automóveis.Este software representa um mundo de possibilidades, tanto construtivas como destrutivas. Alterações ou montagens podem ser motivos de divertimento, entre amigos e familiares, como, também podem ser “armas de arremesso”. Diz-se que uma imagem vale mais do que mil palavras. Uma montagem de boa qualidade pode acabar com um casamento, mandar alguém para tribunal, arruinar uma carreira. Arruinar uma vida. A adolescência é ameaçada pelos seus ídolos, que aparecem nas revistas, digitalmente embelezados, levando-a a graves problemas de saúde como, por exemplo, a anorexia. Posto isto, podemos dizer, alterando um pouco o ditado, que uma imagem vale mais do que mil palavras, mesmo sendo, a imagem, falsa!

0 Comments

Enviar um comentário

Copyright © 2009 Portefólio Reflexivo de Aprendizagem Pedro Abreu All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.