0

Convicção e firmeza ética – escolhas morais para a comunidade global

Posted by Pedro Abreu on sábado, março 14, 2009 in ,
Resposta ao desafio proposto pelos formadores de Cidadania e Profissionalidade.

AS ONG's (Organizações Não Governamentais) pretendem prestar auxílio, através de acções humanitárias, a povos carenciados e afectados por guerras ou catástrofes naturais. Do pouco conhecimento que tenho, é esta a ideia com que fico quando quando me falam sobre este tema. Mas quanto mais penso neste assunto, mais me questiono sobre a origem do auxilio. Quem lucra com esta ajuda? De onde vem tanto medicamento e alimento? De uma coisa a tenho a certeza: não são de borla! Em tempos vi um filme sobre o tema, em que a parte que me ficou na memória foi a de uma coluna de camiões que, para além da ajuda humanitária, a sua carga incluia armas e documentos secretos. Ficção é certo, mas penso que espelha uma parte real. Será que, para se conseguir ajudar um povo, terão de alimentar a guerra e a miséria num outro lado qualquer? Será essa a contrapartida?Todos estamos a par das catástrofes naturais que aconteceram, o tsunami por exemplo, e que afinal até estavam previstas. Porquê então tanta morte, tanta miséria? Quem lucrou com isto? Se estava previsto, o mais lógico era agir atempadamente. Mas não.Quanto mais penso nisto, com mais certeza fico de que alguém se serve da nobre actividade das ONG's, para encher o bolso. E isso de ético não tem nada.

0 Comments

Enviar um comentário

Copyright © 2009 Portefólio Reflexivo de Aprendizagem Pedro Abreu All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.