0

Administração, Segurança e Território

Posted by Pedro Abreu on quinta-feira, maio 14, 2009 in ,

Respostas à proposta de trabalho STC - DR3

1- Alguns dos factores que impulsionam o desenvolvimento de sistemas de propulsão alternativos aos sistemas de propulsão são:

· Aumento do parque automóvel e do sector dos transportes

· Aumento contínuo das emissões de gases de combustão

· As consequências nefastas destes aumentos no meio ambiente e saúde pública

· Consumo energético do sector dos transportes

· Dependência do petróleo

2- O sistema de propulsão proposto como alternativa à utilização do motor de combustão interna tradicional é a tecnologia dos veículos eléctricos.

3- A tecnologia dos veículos eléctricos dividem-se em:

· Veículos alimentados a partir de baterias electroquímicas

· Veículos híbrido-eléctricos, que combinam um motor térmico com motor eléctrico

· Veículos eléctricos alimentados a partir de uma pilha de combustível

4- Actualmente, as fontes de energia utilizadas para gerar electricidade necessária para alimentar o motor de tracção eléctrica, são as baterias electroquímicas recarregadas a partir da rede eléctrica de distribuição.

5- “Os motores de tracção eléctrico provaram, de um modo consistente, que são fiáveis, robustos e eficientes. As melhorias e reduções no custo dos conversores electrónicos de potência utilizados para comandar os motores eléctricos, verificados nos últimos dez anos, contribuíram para incrementar a eficiência energética e económica dos motores de tracção eléctrica.

6- Projecto Bolina

“O Projecto Bolina pretende não só proporcionar um fórum de discussão deste tema nas suas várias vertentes e dar a conhecer alguns exemplos concretos aplicados a cidades de média dimensão, mas sobretudo constituir-se como base à elaboração de um Plano de Mobilidade Sustentável para a conurbação (*) Póvoa de Varzim - Vila do Conde e para a criação de um Serviço de Transportes Públicos Urbanos de base intermunicipal.”

Vereador da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim eleito nas Listas do Partido Socialista
coordenador do Projecto Bolina
Fevereiro 2007

Download pdf Projecto Bolina

(*) CONURBAÇÃO - extensa área edificada, que se forma devido à proximidade de algumas aglomerações de características urbanas por assimilação de pequenos aglomerados
localizados na área envolvente (conurbação uninuclear) ou devido ao desenvolvimento da periferia de uma rede de aglomerações espaçadas (conurbação polinuclear).


0 Comments

Enviar um comentário

Copyright © 2009 Portefólio Reflexivo de Aprendizagem Pedro Abreu All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.