0

Património Rural e Urbano: importância e limites de um recurso

Posted by Pedro Abreu on quinta-feira, maio 07, 2009 in ,

O LEADER (Ligação entre acções do desenvolvimento da economia rural) é um programa que visa a valorização e preservação do património rural que contribuiu, através do projecto “Património Rural em Portugal: um contributo para o desenvolvimento sustentado do interior português”, para a conservação do património rural. Esta acção foi suportada em alguns fundamentos tais como:

- A identificação de património rural em Portugal;

-O alerta para a sua destruição;

-A divulgação da arquitectura;

Alguns empregos relacionados são:

O Assistente de Arqueólogo, sempre com a supervisão do Arqueólogo, executa tarefas específicas de campo e de laboratório, entre as quais se contam: escavação, recolha, inventariação e tratamento de materiais arqueológicos; topografia, desenho e fotografia. Além disto, dele se espera que participe em actividades de estudo, conservação e valorização do património arqueológico.

O Assistente de Conservação e Restauro é o profissional qualificado que, em organizações prestadoras de serviços nessa área ou em organismos responsáveis pela conservação e difusão do património cultural, está apto, sob orientação directa de um técnico superior da área, a aplicar as técnicas relativas à conservação preventiva e curativa bem como ao restauro do património cultural móvel ou integrado, de entre as seguintes especialidades: azulejo, cerâmica e vidro; bens arqueológicos e etnográficos; documentos gráficos e fotográficos; têxteis; escultura; pintura; pedra; pintura mural; metais; madeiras.

O Técnico de Museografia e Gestão do Património é o profissional qualificado que, sob orientação de um técnico superior da área, está apto a executar tarefas de conservação preventiva, inventariação, estudo e exposição de bens culturais assim como tarefas de gestão e divulgação do património cultural e ambiental, de forma a satisfazer diferentes necessidades de utilizadores dos espaços culturais, tais como museus, palácios, monumentos, sítios arqueológicos ou parques naturais.


0 Comments

Enviar um comentário

Copyright © 2009 Portefólio Reflexivo de Aprendizagem Pedro Abreu All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.